As plantas são muito importantes para o nosso dia a dia.
Além de realizar o processo de fotossíntese, que renova o ar que respiramos, elas nos fornecem alimento, umedecem e resfriam os ambientes, fornecem sombras e decoram a paisagem.
Por isso, principalmente nos grandes centros urbanos, há uma preocupação especial com o plantio de árvores, flores e outras folhagens.
Assim, há uma busca constante por integrar o verde às paisagens urbanas, suas ruas e lares.
É neste contexto que se desenvolvem duas disciplinas: o paisagismo e a jardinagem.
Mas para muita gente, não fica clara a distinção entre estas duas atividades.
Se você também quer entender mais sobre este assunto, continue lendo para conhecer a diferença entre paisagismo e jardinagem!
Paisagismo: integração do verde à paisagem urbana
Para otimizar as funções das plantas no ambiente urbano, é preciso planejar o seu plantio.
Não basta adicionar árvores, arbustos e flores aleatoriamente.
É preciso lançar mão de conhecimentos específicos para determinar onde cada tipo de planta melhor se encaixa para oferecer o máximo de benefícios aos humanos.
Por exemplo: alguns solos não são capazes de suportar as raízes de determinados tipos de árvore.
Não se deve plantar uma espécie típica de áreas úmidas, em um solo de cerrado.
Nestes casos, há um grande risco de tombamento conforme a árvore cresça e se torne mais pesada, colocando em risco vidas e patrimônio.
Por isso, o paisagista deve ter uma compreensão aprofundada não apenas sobre as diferentes plantas, mas também sobre os solos, as condições climáticas, etc.
Além disso, o paisagismo é complementar à arquitetura.
Ele deve planejar a escolha das espécies e seu posicionamento de acordo com o uso dos espaços, a fauna do local e a arquitetura das construções que o circundam.
O paisagismo no restauro urbano
Além do trabalho realizado na esfera individual, em edificações e residências, o paisagista tem um importante papel nas cidades.
Com seu trabalho, podem ser planejados o restauro de paisagens, praças, parques e ambientes públicos de uma forma geral.
Ou seja, o paisagista pode ajudar na recuperação do uso de espaços urbanos.
Jardinagem: o plantio e a manutenção das plantas
A jardinagem por sua vez, diz respeito ao plantio e ao cuidado com as plantas propriamente ditos.
As atividades da jardinagem requerem, portanto, um amplo conhecimento sobre as diferentes espécies e solos, fertilizantes, sementes, irrigação, etc., assim como o paisagista.
Mas a jardinagem não se dedica à integração das plantas com a arquitetura, e não utiliza conhecimentos sobre o comportamento humano e os princípios de design para elaborar paisagens complexas e esteticamente agradáveis.
A jardinagem se concentra na saúde e no desenvolvimento das plantas.
Paisagismo x Jardinagem: atividades complementares
Como você pôde notar, embora paisagistas e jardineiros compartilhem de alguns conhecimentos, estes profissionais se concentram em diferentes atribuições.
Enquanto o paisagista utiliza seus conhecimentos sobre plantas e arquitetura para utilizar o verde de forma funcional e estética, para atender às necessidades do homem, o jardineiro se dedica a fornecer condições para que as plantas prosperem.
Assim, o trabalho dos dois profissionais é fundamental. Com uma equipe de paisagistas e jardineiros atuando em conjunto, é possível criar ambientes belos, funcionais e duráveis.